terça-feira, 10 de agosto de 2010

RIP! a Remix Manifesto

Para aqueles que ainda não viram. Aqui está uma amostra do alcance que a questão da "propriedade intelectual" e do direito autoral ganham nos dias de hoje.`
O Dep. Federal Paulo Teixeira, candidato à reeleição nº 1398, está na linha de frente das discussões que estão dando origem a uma nova concepção de propriedade intelectual, abrindo espaço para que a rede mundial de computadores seja um grande arquivo, acessível a todos, com o maior acervo da cultura humana jamais visto.
Assista o manifesto da Remix Cult e veja como o Brasil vem se tornando o país de vanguarda na construção de um direito autoral democrático.
Sobre o filme:
RIP!: a Remix Manifesto (RIP!: um Manifesto do Remix) é um documentário dirigido pelo ciberativista Brett Gaylor, e tem como foco principal a discussão acerca dos direitos autorais, propriedade intelectual, compartilhamento de informacão e a cultura do remix nos dias de hoje.

O documentário conta com presenças ilustres como a do produtor Gregg Willis, conhecido no mundo da música como "Girl Talk", Lawrence Lessig, criador da Creative Commons, Gilberto Gil, então Ministro da Cultura no Brasil, o crítico cultural Cory Doctorow, dentre outros.
O filme foi lançado oficialmente em 2008, no Canadá, mas disponibilizou material online muito antes, através de um projeto criado por Brett Gaylor intitulado Open Source Cinema. O objetivo era que o filme fosse uma produção colaborativa, onde o público pudesse contribuir com material ou mesmo baixar, editar e remixar o filme de acordo com a sua vontade, seguindo a idéia da Cultura do Remix. O projeto foi um sucesso e ganhou muitos prêmios.


Bom Filme!