Prepare a sua criatividade, vontade de ser cineasta, roteirista, ator, documentarista, qualquer coisa. Já estão abertas as inscrições para o Cine Periferia Criativa – festival que incentiva jovens de comunidades carentes a retratar seu dia-a-dia.
As inscrições vão até 1º de setembro e o festival será realizado nos dias 14,15 e 16 de outubro, no Museu Nacional da Republica, em Brasília.
Grandes cineastas já fizeram filmes de sucesso e levaram para telinha o retrato das comunidades carentes. Agora, chegou a vez dos próprios jovens das periferias mostrarem o que realmente vivem. Esse é o propósito do Cine Periferia Criativa idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA-DF) que dá a oportunidade e auxilio para que jovens produzam filmes.

Exemplo de sucesso da iniciativa foi o desempenho de Alan Costa Páscoa, mais conhecido como Alan Mano K, que se apaixonou pelo mundo cinematográfico depois que participou do Cine Periferia em 2008.
Alan fez o curso audiovisual oferecido pelo cine e a partir daí não parou mais. Ele produziu o vídeo Olhos Verdes Coração Negro, gravado na rodoviária de Brasília, que retrata a diferença de classes sociais.
Depois dessa experiência, ele e seus amigos criaram a produtora Nakaradura Produções, que está ganhando espaço aos poucos no meio cinematográfico alternativo. O nome foi inspirado na dificuldade que a equipe teve de conseguir material de filmagem. “A gente pedia maquina emprestado na cara dura mesmo. Até hoje é assim, porque às vezes falta material para fazer os nossos vídeos”, conta o jovem que pretende seguir a carreira de cineasta.
Este ano, a produtora dos jovens já está trabalhando no vídeo que concorrerá ao festival de 2010. O nome da trama será “Saidão: fuga para vida”, que retrata a realidade da periferia e de jovens que estão em processo de ressocialização que cumpriram medidas sócio-educativas.
Ele também ressalta que o Governo Lula olhou com preocupação para a periferia e que viu a vida de muita gente mudar. “Lula teve uma preocupação com o povo e vários programas assistencialistas fizeram diferença na vida do povo brasileiro”, afirmou Alan.
O projeto – Cine Periferia chegou a Brasília, em 2007. Na última edição, em 2009, mais de 70 vídeos foram inscritos e 6 mil pessoas compareceram ao Museu da República.
Na ocasião, os jovens conferiram palestras e a exibição dos melhores vídeos produzidos pelos cineastas da periferia. Além disso, o vencedor ganhou uma bolsa para fazer um curso de técnico audiovisual e uma para o curso de língua espanhola. A programação completa do festival de 2010 será divulgada no site.
Participe – Cadastre seu vídeo no site do Cine Periferia Criativa até 1º de setembro. Os prêmios ainda não foram definidos pela organização, mas não perca a oportunidade de mostrar o seu talento festival. Seja criativo, participe dessa iniciativa!